MINISTÉRIO DO TURISMO
e STIHL apresentam

SUL EM DANÇA - 18ª EDIÇÃO

Sejam muito bem-vindos ao 1º Ato do SUL em DANÇA – 18.a Edição, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2020, formato ONLINE e o 2º Ato de 12 a 16 de maio de 2021, no formato PRESENCIAL.

Hoje o SUL em DANÇA está entre os maiores Festivais de Dança do Brasil, além das apresentações, oportuniza cursos e palestras gratuitas para os participantes. Movimenta mais de 5.200 bailarinos, estudantes e profissionais da área cultural, além do público e familiares durante os dias de apresentações.

Ao longo dos anos, a história do Festival conseguiu oportunizar muitas experiências e momentos únicos para a dança no Brasil. O projeto, em suas 17 edições, já reuniu mais de 57 mil bailarinos, em 8 mil obras coreográficas entre 2 mil horas de apresentações, cursos, workshops e palestras, oportunizou R$ 153.600,00 em premiações e atende cerca de 1.000 participantes na Mostra Estudantil e Projetos Sociais em cada edição.

Grandes nomes já passaram pelos palcos do Festival, como Ana Botafogo, Carlinhos de Jesus, Carla Korbes, Fabrice Calmels, Priscila Yokoi, Jarbas de Mello, Ballet Bolshoi, com sede em Joinville e Isabela Rodrigues.

É um projeto com grande impacto na comunidade e de grande formação para a área cultural, possibilita o acesso a um dos melhores palcos do Brasil para todos os participantes, incluindo na sua programação apresentações de grupo profissionais, escolas, academias, rede de ensino e projetos sociais, além de oportunizar acesso gratuito a aulas, workshops e palestras. Entre as modalidades apresentadas estão Ballet Clássico, Jazz, Dança Contemporânea, Danças Urbanas e Estilo Livre.

Nesta edição o 1º Ato do SUL em DANÇA acontecerá no formato online, com o objetivo de valorizar, divulgar e estimular o trabalho realizado com a dança, conectando, promovendo o encontro e incentivando o trabalho de grupos, bailarinos e professores em novas possibilidades.

A avaliação será realizada por uma banca especializada de jurados, com comentários enviados por áudio para o número WhatsApp cadastrado (em até 24h após a apresentação) e as notas finais das coreografias enviadas para o email do grupo cadastrado (até 5 dias após o término do Festival).

As apresentações serão exibidas online para todos via Streaming, com link de acesso disponibilizado no site e nas redes sociais do Festival.

A transmissão online será de responsabilidade da WFarias Cinema e Vídeo e Comvê Comunicação em Vídeo.

Conte conosco e aproveite cada momento que estamos preparando com muito carinho para você, que é muito especial para nosso Festival!

Estamos distantes fisicamente, mas continuamos sempre conectados pela dança e por toda magia e momentos incríveis que ela nos proporciona.

Margit Kolling

Diretora do Sul em Dança

REGULAMENTO
SUL EM DANÇA 18a EDIÇÃO
1º ATO ONLINE

PROGRAMAÇÃO:

  • Dia 27/11 (sexta-feira): ESTILO LIVRE E DANÇAS URBANAS 
  • Dia 28/11 (sábado): BALLET CLÁSSICO E BALLET CLÁSSICO DE REPERTÓRIO
  • Dia 29/11 (domingo): DANÇA CONTEMPORÂNEA E JAZZ

OBS: A organização do Festival reserva-se o direito de realizar quaisquer mudanças nos dias de apresentações, caso seja necessário e indispensável para melhor funcionamento deste.

VÍDEO:
  • Os vídeos deverão estar postados no YouTube no modo “NÃO LISTADO”, com link para acesso que deverá ser cadastrado na ficha de inscrição da coreografia. O link NÃO poderá ser alterado após o cadastro.

  • Caso o YouTube apresente algum problema com o link, as coreografias deverão ser enviadas através de arquivo original via drive virtual, sendo de responsabilidade do grupo este envio em até três dias úteis após a notificação. Será possível efetuar o reenvio uma única vez.

  • Os grupos obrigatoriamente deverão colocar o NOME DA ESCOLA e da COREOGRAFIA no título do vídeo ao postar no YouTube (caso esteja postado com outro nome, deve ser editado para estar em conformidade). O nome da coreografia na inscrição deve SER EXATAMENTE IGUAL ao título colocado no YouTube.

  • Os vídeos deverão estar obrigatoriamente no formato HORIZONTAL, com tamanho mínimo de 1280 px por 720 px, sem legendas, logos e/ou grafismos sobrepostos à imagem.

  • Caso o link do vídeo enviado na ficha de inscrição apresente algum defeito ou falha, o Grupo poderá enviar novamente no prazo de três dias úteis após a notificação. Será possível efetuar o reenvio uma única vez.

  • Não sendo resolvido o item em desacordo, a coreografia será automaticamente desclassificada.

  • O vídeo completo da coreografia não será conferido no momento da inscrição, sendo responsabilidade do grupo o envio conforme regulamento e a veracidade das informações prestadas.

FALHAS PASSÍVEIS DE DESCLASSIFICAÇÃO:

  • Vídeo com tempo acima do permitido em regulamento.

  • Vídeo com coreografia de nome diferente ao cadastrado na inscrição.

  • Vídeo com qualquer referência à Escola/Grupo, como uniforme, nome da escola, bailarinos ou coreógrafos;

  • Problemas técnicos de imagem ou de som.

  • Coreografias incompletas ou mais de uma coreografia no mesmo vídeo.

  • Má qualidade como: filmagem muito distante ou próxima, elementos que prejudiquem a visão da coreografia/bailarinos.

  • Proibido qualquer tipo de legenda, com exceção de efeitos nas edições formato “TELA DE CRIAÇÃO SUL EM DANÇA”, desde que o nome da Escola/Grupo não esteja inserido nesta edição.

  • Não serão permitidos vídeos que contenham nudez, violência, uso ilícito de drogas ou conteúdos considerados impróprios ou inadequados pela coordenação do Festival. 
  • Caso o vídeo da coreografia estiver em desacordo com os itens acima, esta será desclassificada ou não exibida, sem devolução do valor pago da inscrição.

SOLICITAMOS QUE O RESPONSÁVEL PELO GRUPO CONFIRA COM ATENÇÃO SUA INSCRIÇÃO E O LINK DO VÍDEO ANTES DO ENVIO DEFINITIVO.

NÃO SERÃO ACEITOS VÍDEOS DE APRESENTAÇÕES ANTERIORES EM PALCO (ESPETÁCULOS, FESTIVAIS, EVENTOS), MAS O GRUPO PODERÁ FAZER UMA GRAVAÇÃO PARA O FESTIVAL EM ALGUM
PALCO OU ESPAÇO ALTERNATIVO:

PODERÃO PARTICIPAR COREOGRAFIAS NOS SEGUINTES FORMATOS:

– PRÉ-GRAVADO – coreografias com gravações em sala de aula, gravadas em casa ou outros espaços alternativos.

O Grupo poderá movimentar a câmera, desde que todo o elenco esteja em cena e não ocorram edições.

– TELA DE CRIAÇÃO SUL EM DANÇA – espaço para CRIAÇÃO, EDIÇÕES e EFEITOS de vídeo em coreografias, ampliando a possibilidade de inovação, talento, identidade e criatividade nos novos tempos artísticos. Expressão híbrida entre dança, vídeo, linguagem cinematográfica e tecnologias digitais.

As coreografias no formato “PRÉ-GRAVADO” concorrerão separadas do formato “TELA DE CRIAÇÃO SUL EM DANÇA”.

CARÁTER NÃO COMPETITIVO E COMPETITIVO

O Festival tem caráter não competitivo e competitivo, sendo esta escolha opcional, todos contando com avaliação técnica e artística do trabalho

A escolha deverá ser feita no sistema de cadastro no momento da inscrição.

MODALIDADES:

  • BALLET CLÁSSICO DE REPERTÓRIO: obras ou fragmentos de obras do repertório tradicional, obedecendo à estrutura acadêmica do Ballet Clássico de Repertório. 
  • BALLET CLÁSSICO: coreografias criadas para o grupo participante obedecendo à estrutura coreográfica acadêmica do Ballet Clássico ou Neoclássico.

  • DANÇA CONTEMPORÂNEA: obras estruturadas sob os princípios das escolas modernas e sob os preceitos da pós-modernidade, com abertura para dança teatro.

  • JAZZ: coreografias estruturadas sob qualquer tendência do Jazz Dance e Musicais.

  • DANÇAS URBANAS: trabalhos provenientes das vertentes dessa dança — Hip Hop Dance, Funk, Commercial, Dancehall, Waacking, Krumping, Voguing, Breaking, House, Locking/Popping, entre outros.

  • ESTILO LIVRE: trabalhos originais que misturem estilos e técnicas.

INSCRIÇÕES:

COMO REALIZAR?

  • AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS APENAS PELO SISTEMA DE CADASTRO DO SITE SUL EM DANÇA: sulemdanca.com.br

  • A PARTIR DO DIA 15/10/2020, NO LINK “SUL EM DANÇA 18ª EDIÇÃO ONLINE”

  • As possibilidades de vagas diárias do sistema de cadastro serão preenchidas por ordem de inscrição.

  • No momento da inscrição e de acordo com cada coreografia, o grupo deverá optar pelo formato “PRÉ-GRAVADO” ou no formato “TELA DE CRIAÇÃO SUL EM DANÇA”, COMPETITIVO ou NÃO COMPETITIVO.

  • A escolha pelo formato de participação PRÉ-GRAVADO E TELA DE CRIAÇÃO é de única e exclusiva responsabilidade do grupo, sendo que o SUL em DANÇA não se responsabiliza pela escolha do formato, que deverá acontecer no momento da inscrição da coreografia.

  • Os documentos de identidade para os bailarinos inscritos poderão ser solicitados em qualquer momento, antes ou depois do Festival, para comprovação das idades e posterior premiação, caso exista esta necessidade.
  • Cada coreografia deverá ter sua inscrição em um único cadastro/ ficha de inscrição, geradas no cadastro do grupo.

ATENÇÃO:

Apenas serão aceitas inscrições realizadas de acordo com os itens deste regulamento.

 

APÓS O CADASTRO, O QUE DEVO FAZER?

  • As fichas geradas com o link do vídeo da coreografia deverão ser assinadas, digitalizadas e enviadas para o email sulemdanca@gmail.com, com a comprovação do pagamento referente a taxa de inscrição gerada.

ATENÇÃO:

A inscrição apenas será efetuada com o cadastro de todo elenco e coreografias, validada após o recebimento por email das fichas assinadas pelo coreógrafo e/ou pelo responsável do grupo, e valor final da inscrição.

Solicitamos que o responsável pelo grupo confira com atenção os dados no cadastro antes de confirmar e efetuar a impressão DEFINITIVA.

OS DIREITOS AUTORAIS

Bem como a liberação das coreografias apresentadas por vídeo no Festival, são de responsabilidade única e exclusiva do grupo que a disponibilizou.

O SUL em DANÇA não se se responsabiliza pelo uso das imagens de bailarinos que não representem mais as Escolas ou Grupos que estão concorrendo, sendo que cada Escola ou Grupo deverá enviar declaração de uso de imagem dos bailarinos integrantes nos vídeos.

O MODELO DE DECLARAÇÃO DE IMAGEM

SERÁ ENVIADO PARA O GRUPO.

CATEGORIAS:

BABY

de 03 até 5 anos

INFANTIL I

até 8 anos

INFANTIL II

de 9 até 11 anos

INFANTO JUVENIL

de 12 até 14 anos

JUVENIL

de 15 até 16 anos

JUVENIL  AVANÇADO

de 17 até 18 anos

ADULTO

média a partir de 19 anos

👉 O USO DE PONTAS só será permitido a partir da categoria INFANTIL II.

👉 O ENQUADRAMENTO da coreografia na sua categoria será feito PELA MÉDIA DA IDADE dos integrantes.

Exemplo:

O grupo possui 5 bailarinas, 3 com 10 anos e as outras 2 com 14 anos. Somando todas as idades o resultado é 58, que será dividido pelo número de bailarinos. 58 / 5 = 11,6 

A coreografia será enquadrada na categoria Infantil II, pois o válido é o número decimal, ou seja, o 11.

TEMPO

CATEGORIA
SOLO
DUO
CONJUNTO
GRUPO
3 a 6 bailarinos
a partir de 7 bailarinos
Baby
2 min
2 min
2 min
3 min
Infantil I e II
2 min
2 min
2 min
3 min
Infanto Juvenil
2 min
2 min
3 min
4 min
Juvenil
2 min
2 min
3 min
4 min
Juvenil Avançado
3 min
3 min
3 min
4 min
Adulto
3 min
3 min
4 min
5 min

NÃO HAVERÁ TOLERÂNCIA DE TEMPO PARA AS COREOGRAFIAS. 

O VÍDEO DEVERÁ TER APENAS O TEMPO PERMITIDO, CONFORME REGULAMENTO.

AS COREOGRAFIAS DE BALLET CLÁSSICO DE REPERTÓRIO SEGUIRÃO O TEMPO ORIGINAL DA OBRA.  

CASO O GRUPO ULTRAPASSE O LIMITE ACIMA
estabelecido no regulamento terá sua coreografia DESCLASSIFICADA.

Os direitos autorais e liberação das coreografias apresentadas no Festival são responsabilidade exclusiva e única do grupo. Não será permitida apresentação de Ballets do Século XX (Crancko, Fokine, Balanchine, entre outros).

3 DIAS

A reserva de vaga e inscrição do grupo no sistema de cadastro terá validade por 3 dias para emissão e envio!

APÓS ESTE PRAZO,
a reserva da vaga será cancelada pelo sistema.

AS INSCRIÇÕES ENCERRAM DIA 06/11/2020
(Ou até o limite do preenchimento das vagas por dia de apresentação).

AS VAGAS SÃO LIMITADAS!

A ORGANIZAÇÃO DO FESTIVAL RESERVA-SE O DIREITO DE ENCERRAR AS INSCRIÇÕES ANTES DO PRAZO PREVISTO
Caso atinja o número limite diário de inscrições

SUBSTITUIÇÃO
NÃO SERÁ PERMITIDA SUBSTITUIÇÃO DO LINK ENVIADO PARA O VÍDEO DA COREOGRAFIA INSCRITA APÓS A FINALIZAÇÃO DO CADASTRO.

VALORES

Os valores e prazos para as inscrições deverão seguir a tabela abaixo:

MODO DE PARTICIPAÇÃO
VALOR INSCRIÇÃO (até 06/11)
VALOR INSCRIÇÃO PROJETOS SOCIAIS NÃO COMPETITIVOS (até 06/11)
Solo
45,00
Duo
40,00
Conjunto
38,00
ISENTO
Grupo
35,00
ISENTO
Diretor (apenas 1 por Grupo/Escola)
ISENTO
ISENTO
Coreógrafo
ISENTO
ISENTO

CADA TAXA DE INSCRIÇÃO EFETUADA DÁ DIREITO AO BAILARINO(A) PARTICIPAR DE UMA COREOGRAFIA.

NÃO SERÃO DEVOLVIDAS AS TAXAS DE INSCRIÇÃO

Em caso de vídeo que não estiver de acordo com as regras deste regulamento, tempo permitido, formato correto, por desistência do participante ou do grupo, ou em qualquer outro impedimento e limitação de participação.

O VALOR PAGO REFERENTE ÀS INSCRIÇÕES SERÁ DEVOLVIDO

Se o grupo não tiver sua inscrição aceita ou confirmada por falta de vaga.

ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO PROJETOS SOCIAIS, MODO DE PARTICIPAÇÃO NÃO COMPETITIVO:

  • O SUL em DANÇA disponibilizará vagas para participações de Projetos Sociais caráter não competitivo, com isenção do pagamento de taxa de inscrição.
  • As vagas são limitadas e aceitas e confirmadas conforme ordem de inscrição.

  • O responsável pelo grupo deverá entrar em contato por email com a coordenação do Festival antes de efetuar sua inscrição, para ver a disponibilidade das vagas e datas.

CONTA BANCÁRIA PARA PAGAMENTO TAXAS

MARGIT KOLLING

BANCO SANTANDER:

AGÊNCIA 4896, CONTA BANCÁRIA: 13.001119-1

CNPJ: 23.344.266/0001-57

 

 EMAIL PARA ENVIO DA INSCRIÇÃO

sulemdanca@gmail.com

CONFIRMAR O RECEBIMENTO DO MATERIAL

Após três dias da data de envio, entrar em contato pelo fone e WhatsApp (51) 99152-2957 ou email sulemdanca@gmail.com

ATENÇÃO: A INSCRIÇÃO APENAS SERÁ EFETIVADA
após o envio de todas as taxas e dados necessários devidamente preenchidos no sistema cadastro.

AO SE INSCREVER, OS PARTICIPANTES ACEITAM TODAS AS CONDIÇÕES E ITENS COLOCADOS NO REGULAMENTO DO SUL EM DANÇA ONLINE, POR ISSO SOLICITAMOS QUE LEIAM COM ATENÇÃO E APENAS EFETUEM A INSCRIÇÃO E CADASTRO CASO ESTEJAM DE ACORDO COM O REGULAMENTO DO FESTIVAL.

 

SOLICITAMOS QUE APENAS EFETUEM A INSCRIÇÃO E CADASTRO CASO ESTEJAM DE ACORDO COM O REGULAMENTO DO FESTIVAL.

PREMIAÇÕES

Serão enviadas medalhas virtuais de 1os, 2os e 3os lugares para os grupos premiados.

Serão enviados certificados digitais para os premiados.

COMENTÁRIOS DOS JURADOS

Serão enviados por áudio, em até 24h, para o WhatsApp de contato cadastrado pelo Grupo/ Escola no sistema de inscrição do SUL em DANÇA.

A CLASSIFICAÇÃO SEGUIRÁ OS SEGUINTES CRITÉRIOS:

CATEGORIA JUVENIL, JUVENIL AVANÇADO E ADULTO:

  • 1o lugar: Maior média entre 9 e 10.
  • 2o lugar: Segunda maior média igual ou superior a 8.
  • 3o lugar: Terceira maior média igual ou superior a 7.

👉 Apenas haverá empate caso a nota seja idêntica à de outro participante nas categorias acima.

CATEGORIA BABY, INFANTIL E INFANTO JUVENIL:

  • 1o lugar: Média entre 9 e 10.
  • 2o lugar: Média entre 8 e 8,9.
  • 3o lugar: Média entre 7 e 7,9.

DESTAQUES SUL EM DANÇA 18.a EDIÇÃO – 1.o ATO ONLINE

O GRUPO DESTAQUE PRÉ-GRAVADO receberá a premiação no valor de R$ 500,00. Apenas estarão concorrendo a esta premiação Escolas ou Grupos que estiverem inscritos no formato PRÉ-GRAVADO em, no mínimo, 5 coreografias (SOLO, DUO, CONJUNTO OU GRUPO).

A escolha será feita pelo conjunto das notas (as 5 maiores notas) das coreografias participantes no formato PRÉ-GRAVADO do Festival SUL EM DANÇA ONLINE.

A média da soma das 5 coreografias deverá ser igual ou maior que a nota 9.

O GRUPO DESTAQUE TELA DE CRIAÇÃO SUL EM DANÇA receberá a premiação no valor de R$ 500,00. Apenas estarão concorrendo a esta premiação Escolas ou Grupos que estiverem inscritos no formato TELA DE CRIAÇÃO SUL EM DANÇA em, no mínimo, 5 coreografias (SOLO, DUO, CONJUNTO OU GRUPO).

A escolha será feita pelo conjunto das notas (as 5 maiores notas) das coreografias participantes no formato TELA DE CRIAÇÃO SUL EM DANÇA do Festival SUL EM DANÇA ONLINE.

A média da soma das 5 coreografias deverá ser igual ou maior que a nota 9.

👉 Caso haja empate na premiação, o valor será dividido entre os escolhidos.

DESTAQUES

SUL EM DANÇA 18.a EDIÇÃO – 1.o ATO ONLINE

Concorrem todas as coreografias participantes, independente do formato (PRÉ-GRAVADO ou TELA DE CRIAÇÃO SUL EM DANÇA)

MELHOR BAILARINAR$ 350,00

MELHOR BAILARINOR$ 350,00

DESTAQUE COREOGRÁFICO INSPIRAÇÃO SUL EM DANÇA ONLINE – PRÉ-GRAVADO– coreografia destaque apresentada no formato PRÉ-GRAVADO.

DESTAQUE COREOGRÁFICO CRIATIVIDADE E TALENTO SUL EM DANÇA ONLINE – coreografia destaque apresentada no formato TELA DE CRIAÇÃO SUL EM DANÇA.

DESTAQUE BAILARINA

DESTAQUE BAILARINO

DESTAQUE COREÓGRAFO  

DESTAQUE MELHOR ESCOLA MODALIDADE

DESTAQUE ESPECIAL DE MELHOR ESCOLA de cada MODALIDADE entre Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico, Jazz, Dança Contemporânea, Danças Urbanas e Estilo Livre.

Para participar dessa premiação, a Escola/ Grupo deverá ter coreografias participantes em, no mínimo, 3 categorias diferentes na mesma modalidade.

A escolha será feita pela média da soma das 3 maiores notas das coreografias de diferentes categorias na mesma modalidade durante o Festival SUL EM DANÇA ONLINE.

O PAGAMENTO DAS PREMIAÇÕES EM DINHEIRO APENAS SERÁ EFETUADO MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE NOTA FISCAL.

NÃO CABERÁ RECURSO QUANTO AOS RESULTADOS

Não caberá recurso quanto aos resultados apresentados pela Comissão Julgadora, que é soberana em suas decisões, assim como não caberá a responsabilidade do julgamento à organização do Festival. As coreografias serão avaliadas pela Comissão Julgadora, que irá avaliara qualidade artística e técnica de cada obra como um todo – domínio técnico, estrutura coreográfica (fidelidade à versão escolhida, no caso de reposição de ballet de repertório), execução, interpretação, estilo, criatividade e inovação.

OS CASOS OMISSOS

Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora, não cabendo recurso judicial sobre os itens deste regulamento.

INFORMAÇÕES GERAIS

DIREITOS DE USO DE IMAGEM

Todos os participantes do Sul em Dança comprometem-se a ceder as imagens para a utilização de patrocinadores e na promoção e divulgação do evento, nesta e/ou em outras edições.

CONTATOS COM

www.sulemdanca.com.br
sulemdanca@gmail.com
Celular e WhatsApp: (51) 99152-2957

ARTE&IDEIAS

Rua Bento Gonçalves, 806 / 303 –  Centro
São Leopoldo – RS   CEP: 93010-220

SUL EM DANÇA
SUL EM DANÇA CONECTA
SUA HISTÓRIA EM MOVIMENTO
MOVIMENTO QUE NOS UNE

Siga nas redes sociais @sulemdanca e fique por dentro das novidades!

www.sulemdanca.com.br
sulemdanca@gmail.com
Celular e WhatsApp: (51) 99152-2957

Produção