Mais do que um festival.

Um movimento que transforma.

Com um histórico de crescimento contínuo, o festival se destaca por democratizar o acesso à cultura, gerar oportunidades para artistas e inspirar novas gerações a partir da dança.

Seus resultados refletem a força desse compromisso:

bailarinos
+ de 0 mil
grupos
+ de 0 mil
bailarinos
+ de 0 mil
horas de dança
+ de 0 mil
em premiações
+ de R$ 0 mil
pessoas impactadas
+ de 0 mil

Com mais de duas décadas de trajetória

O SUL em DANÇA segue impulsionando talentos, fortalecendo o setor cultural e conectando pessoas por meio da dança. Ao longo dos anos, tornou-se referência nacional por unir excelência artística, formação e inclusão.


Muito além de um palco para apresentações, o festival amplia horizontes com iniciativas sociais como o SUL em DANÇA PELA VIDA e a Dança Estudantil e Projetos Sociais, além de oferecer acesso gratuito a aulas, workshops e palestras, reafirmando seu compromisso com a democratização da cultura e o desenvolvimento da dança no Brasil.


Mais do que um festival, o SUL em DANÇA é um encontro de histórias, talentos e sonhos que se entrelaçam em uma experiência transformadora e inesquecível.


Faça parte desse movimento. Aqui, a dança conecta, inspira e transforma realidades.

Compromisso com a transformação.

Os ODS e os princípios ESG.

Mais do que um festival, o SUL em DANÇA é uma plataforma de impacto social, cultural e humano. Desde 2003, promove inclusão, formação e valorização da arte como ferramenta de transformação. Em sua atuação, o festival alinha-se tanto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU quanto aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança), agregando valor para parceiros, marcas e comunidades.

Esse compromisso se reflete em ações concretas que fortalecem o ecossistema da dança e reverberam em toda a sociedade:

Confira o Documentário

SUL em DANÇA 20 anos

SUL em DANÇA PELA VIDA: A dança como ponte entre a arte e a reconstrução

O SUL em DANÇA PELA VIDA já existe desde 2022. Nasceu como proposta de unir a arte e a vida. O SUL em DANÇA PELA VIDA é muito mais do que uma causa. É uma oportunidade de unir forças e fazer a diferença na vida das pessoas.

O projeto tem como grande propósito promover a inclusão, a integração e a visibilidade de grupos do nosso Estado, unindo a dança e a vida e destinando renda para instituições sociais, programas de apoio ou iniciativas humanitárias. 

Mais do que um espetáculo, o projeto se tornou um ato de resistência, solidariedade e reconstrução cultural. Reunindo artistas de todo o estado em uma mobilização intensa e afetuosa, tendo como palco o Teatro FIERGS, espaço simbólico também impactado pela tragédia.

🎯 Impacto do projeto

  • +50 profissionais envolvidos na edição de 2025
  • +300 bailarinos no palco
  • 1 espetáculo de projeto social diretamente afetado pelas enchentes
  • Ações formativas gratuitas: palestra e workshop
  • Arrecadação de alimentos para o Banco de Alimentos de Porto Alegre
  • Reocupação cultural do Teatro FIERGS

✨ Destaques no palco

  • Grupos selecionados dos 22 anos do festival
  • Espetáculo com 104 bailarinos do Grupo Explosão da Dança (São Leopoldo)

🎓 Formação e Reflexão

  • Workshop técnico: Iluminação Cênica para a Dança
  • Palestra aberta: A Força da Arte e Seu Impacto em Vidas e Comunidades

Realizado por meio do Programa Rouanet Emergencial RS, do Ministério da Cultura, o projeto conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, reforçando a potência da articulação entre arte, políticas públicas e investimento social.

O SUL em DANÇA PELA VIDA é um manifesto vivo de que a arte acolhe, reconstrói e transforma.

Direção Margit Kolling

Diretora e produtora do SULem DANÇA, Margit Kolling reúne 38 anos de experiência dedicados à dança e à cultura. Sua trajetória é marcada pela atuação na criação, produção e direção de espetáculos, eventos e festivais de grande porte, consolidando-se como uma das principais empreendedoras culturais do Rio Grande do Sul.

À frente da Arte&Ideias Gestão e Produção, Margit lidera uma empresa especializada em produção cultural, planejamento estratégico e gerenciamento de projetos, além de oferecer capacitações e mentorias voltadas à profissionalização do setor artístico.

Além da atuação como gestora, é parecerista de editais nacionais, como o Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna, e ministra oficinas e workshops sobre produção executiva, planejamento de eventos, gestão cultural, empreendedorismo na dança, gestão do tempo e cadeia produtiva da dança.


Participou da produção de grandes eventos nacionais e internacionais, como o Natal Luz de Gramado, o Espetáculo de Reinauguração do Estádio Beira-Rio, a Inauguração da Arena do Grêmio e o Magical Dance Tour at Walt Disney World. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos reconhecimentos por sua contribuição à cultura:


 

Principais Premiações

  • Prêmio Trajetórias Culturais (2021)
  • Destaque como Empreendedora Cultural – ACIST São Leopoldo (2019)
  • Personalidade do Ano – Prêmio Açorianos de Dança, Porto Alegre (2018)
  • Prêmio VS Cidadão do Ano – Cultura (2014)
  • Destaque em Arte e Cultura – São Leopoldo (1988, 2001, 2005, 2009)
  • Troféu Jovem Talento RS (1989)
  • Destaque Coreográfico Especial – Associação Gaúcha de Dança (1993)


Contato
sulemdanca@gmail.com
+55 51 9 9152-2957